Professor adjunto no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde conduz pesquisas em criatividade computacional, IA generativa e interação humano-IA. Possui doutorado em Ciência da Computação pela UFPE, com estágio sanduíche em tecnologia musical na McGill University (Canadá) em 2015, e atuou como pesquisador industrial no Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação. É um dos fundadores do Batebit Artesania Digital, espaço dedicado ao design de interfaces criativas e instalações interativas, integra o MusTIC (grupo de arte e tecnologia do CIn-UFPE) e coordena o GERAIA (grupo de pesquisa e aplicações de IA generativa do CIn-UFPE). Filipe apresentou trabalhos em eventos como Recife: The Playable City, FILE, FAD, Continuum e Interactivos, e foi contemplado em 2014 e 2018 com projetos Rumos Itaú Cultural para o aplicativo musical Tocada e o toolkit de prototipação Probatio.
Graduando em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e possui formação técnica em Eletrônica e Automação pela ETE FMC, acumulando múltiplas medalhas na OBMEP e na OBA. Atua desde 2015 a projetos práticos, com foco na prototipagem através de impressão 3D e usinagem (convencional e não convencional). Mais recentemente atuou como líder de mecânica da equipe RobôCIn entre 2022 e 2024, período em que conquistou o título de campeão mundial na RoboCup 2023 e diversos troféus na Latin American Robotics Competition (LARC).